Estaduais
Governadores avançam na criação de banco de fomento e na consolidação do Cosud como entidade regional
25/11/2024 - Por https://estado.rs.gov.br/governadores-avancam-na-criacao-de-
A 12ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) encerrou neste sábado (23/11). O encontro foi marcado pela discussão sobre a dívida dos Estados com a União, a assinatura do termo de cooperação para combate ao crime organizado, a atuação em conjunto em eventos climáticos extremos e a assinatura da Carta de Florianópolis, local do evento. Consta ainda no documento oficial a criação de um banco de fomento próprio, o Bancosud, para impulsionar o desenvolvimento e a geração de vagas de empregos no Sul e Sudeste.
Representando o governador Eduardo Leite, que lidera missão oficial do governo do Estado na Ásia, o governador em exercício, Gabriel Souza, parabenizou a organização do evento e a gestão atual do Cosud, comandada pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior. Também destacou a importância da consolidação do Consórcio como uma entidade, inclusive com a futura instalação de uma sede em Brasília.
“O Cosud coloca de lado qualquer divergência política e prioriza os interesses dos Estados que, juntos, representam cerca de 70% do PIB do Brasil. Saliento a importância do apoio de todos – mesmo os Estados não tão endividados - na discussão sobre a dívida com a União para que a região possa crescer como um todo”, avaliou Gabriel Souza.
Os representantes das sete câmaras temáticas (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Educação, Desenvolvimento Humano, Saúde, Segurança e Governo) apresentaram os resultados dos debates nos três dias de evento, que foram registrados na Carta de Florianópolis.
Governador RS em exercício Gabriel Souza Cosud Florianópolis NOV 2024
“Saliento a importância do apoio de todos na discussão sobre a dívida com a União”, disse Gabriel Souza - Foto: Joel Vargas / Ascom GVG
Resoluções do 12º Cosud
As resoluções de cada câmara temática, apresentadas no encerramento do Cosud, foram registradas na Carta de Florianópolis. O documento foi assinado por Gabriel Souza e demais governadores e representantes dos Estados integrantes do Consórcio.
Na área da Segurança Pública, o destaque foi a discussão sobre a PEC da Segurança, elaborada pelo governo federal. O documento manifesta preocupação com o projeto que propõe, entre outras medidas, um sistema único de informações e mudanças nas competências das polícias Federal e Rodoviária Federal. A câmara também debateu a integração das bases de dados dos Estados para qualificar o intercâmbio e investigações em andamento.
A temática de Meio Ambiente também foi um dos grandes destaques desta edição do Cosud, e concentrou a discussão no entorno do compromisso de elaborar planos integrados entre os Estados para prevenção e mitigação de danos em desastres ambientais. A Economia Verde, com foco na transição energética e no Crédito de Carbono, também foi tema de debate.
A câmara de Governo, que passará a ser liderada pelo Rio Grande do Sul, tratou sobre a modernização e digitalização da administração pública e o mapeamento do perfil e das necessidades da população das regiões Sul e Sudeste. Já a câmara de Desenvolvimento Econômico tratou, principalmente, sobre a renegociação da dívida dos Estados com a União e a disparidade em relação à tributação de marketplaces internacionais e o comércio local.
Na câmara temática de Saúde, os participantes propuseram a criação de uma força interestadual do Sistema Único de Saúde (SUS) para respostas às emergências e elaboração de um "kit desastre", de forma estratégica entre os Estados membros do Cosud. A temática de Educação tratou sobre Programa de Aprendizagem no Currículo do Ensino Médio, com a proposta de carga horária de 3.000/h no formato híbrido e Parceria Público-Privada de Infraestrutura Educacional.
Por fim, na câmara de Desenvolvimento Humano, o debate girou em torno de Políticas e Ações Destinadas às Mulheres e sobre a Integração e Compartilhamento de Dados do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Entre outras medidas, foi proposta a criação do Fundo Estadual dos direitos da mulher e o fórum de gestoras de políticas para as mulheres do Cosud.
A próxima edição do encontro entre os Estados está prevista para março de 2025, no Paraná.
Malha ferroviária no Sul e Sudeste
Paralelamente aos grupos de trabalho das câmaras temáticas, representantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro discutiram, ainda na sexta-feira (22/11), a modernização da malha ferroviária regional. A pauta principal foi a renovação da concessão da Rumo Malha Sul, cuja operação tem sido ineficiente. Ficou decidido que o consórcio pleiteará a participação no Grupo de Trabalho do Ministério dos Transportes, responsável por discutir a otimização e o futuro da concessão.
O secretário do Gabinete de Projetos Especiais, Clóvis Magalhães, que representou o governador em exercício Gabriel Souza, reforçou o compromisso do Rio Grande do Sul em liderar propostas conjuntas para aprimorar a logística regional. Entre os encaminhamentos, está a criação de um grupo de trabalho sobre ferrovias no Cosud, vinculado à câmara temática de Desenvolvimento Econômico. Além disso, foi proposta a elaboração de um Plano de Logística e Transporte Regional, alinhando ações entre os Estados para fortalecer a integração.
Texto: Dayanne Rodrigues/Ascom GVG
Edição: Éder Kurz/Secom